Artigos - Consciência Ambiental Ativa
Mais e mais crianças adoecem devido à destruição ambiental
27/11/2008
Cada vez mais, crianças sofrem de alergias e doenças causadas pelo aumento de produtos tóxicos no meio ambiente. Hoje, muitas famílias enfrentam problemas graves porque os filhos sofrem de neurodermite, rinite alérgica, asma ou alergias alimentares. Entretanto, segundo o Dr. Eckhard Bonnet, pediatra em Reutlingen, Alemanha, não são só as mães, os pais e os médicos que devem cuidar disso. Todos nós devemos lutar pela melhoria das condições de vida e do meio ambiente.
G.N.— Dr. Bonnet, o senhor ajudou a criar o termo “pediatria ecológica” e tem um dos primeiros consultórios de pediatria ecológica da Alemanha. Poderia nos explicar o que significa essa nova área da medicina infantil?
Dr. Bonnet — A pediatria ecológica compreende o diagnóstico e o tratamento de doenças infantis causadas pelo meio ambiente. Procura também introduzir medidas preventivas para evitar essas doenças — principalmente neurodermites, eczemas provocados pelo metabolismo, asma e alergias — por meio de alimentação e estilo de vida saudáveis de mães e filhos. Hoje, o meio ambiente em que as crianças crescem está carregado de substâncias tóxicas. Na pediatria ecológica, verificamos as substâncias nocivas no ar, na água, no solo, nos alimentos, na luz ultravioleta, no ozônio e na radioatividade.
G.N. — A pediatria ecológica ocupa-se também dos efeitos da sociedade industrial sobre a moradia?
Dr. Bonnet — Com certeza. Fatores nocivos já penetraram até mesmo no quarto das crianças. Muitos móveis, os aglomerados, por exemplo, contêm formaldeído. Essa substância química encontra-se em bichos de pelúcia, papéis ásperos de parede, cola, artigos de borracha, plásticos e muitos outros objetos ou produtos. Essa substância, junto com outros fatores nocivos como barulho, a poluição do ar ou a utilização de amálgama, pode causar uma reação alérgica na criança.
G.N. — O que os pais precisam observar na instalação do quarto da criança, além de materiais não prejudiciais?
Dr. Bonnet — O lugar em que a criança dorme deveria estar livre de poluição eletromagnética. Isso inclui, por exemplo, um televisor. Além disso, a posição da cama é muito importante. Às vezes, a criança molha a cama ou tem asma por um motivo muito simples: a cama está sobre um veio de água subterrâneo. Com a forquilha, é fácil localizar esses veios e colocar a cama em lugar diferente.( Veja o livro de Käte Bachler “Radiestesia e Saúde", Cultrix, São Paulo)
Tentamos alertar também para a situação social da criança, que freqüentemente se traduz por solidão e excesso de televisão. Temos visitadoras domiciliares que ajudam as mães em casa no tratamento dos filhos doentes, mostrando como colocar uma compressa ou aconselhando-as na mudança da alimentação. Dessa maneira, a criança pode ficar no ambiente caseiro, o que muitas vezes ajuda no processo de cura.
Também incentivamos o trabalho das “mães diurnas”. Cerca de 15 mães revezam-se cuidando de 20 a 30 crianças, para que cada mãe tenha mais tempo e as crianças encontrem apoio num ambiente semelhante ao de uma grande família.
G.N. — O senhor aconselha as mães a alimentarem seus filhos da maneira mais natural e integral possível. Na realidade, as alergias a produtos alimentícios estão se alastrando, principalmente entre as crianças.
Dr. Bonnet — A alimentação é uma das fontes mais importantes de produtos nocivos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no futuro toda criança terá alguma alergia. Hoje em dia, pouquíssimas crianças recebem alimentação saudável e integral. Devido à exposição a produtos tóxicos e à adubação química, os alimentos são mais pobres em sais minerais e vitaminas. Inovações no cultivo e na criação alteraram a composição de muitos alimentos, principalmente a estrutura protéica, que não conhecemos ainda. O ser humano reage de maneira neutra a alimentos conhecidos há muito tempo, mas facilmente apresenta alergias a alimentos alterados, por exemplo, quando consome trigo, leite, ovos e milho. As plantas e os animais que mais provocam alergias são aqueles que vivem sob tensão.
G.N. — Na sua opinião, animais como porcos e galinhas cruelmente confinados que recebem ração e hormônios para aumentar a produção, também sofrem de alergias?
Dr. Bonnet — Esses animais, assim como as plantas híbridas, cereais ou milho, também têm que se defender contra os diversos novos produtos nocivos. Eles adoecem e produzem “proteínas de tensão”. Quando consumidas, essas proteínas que o organismo não conhece provocam mais alergias e outros problemas.
O que você pode fazer se seu filho sofre de alergias, asma ou neurodermite:
- não use qualquer produto em recipientes que emitem spray;
- evite produtos de limpeza poluentes. Basta usar saponáceo, vinagre e sabão;
- lave a roupa antes do uso. Seu filho só deveria vestir roupa de algodão sobre a pele;
- use detergentes biodegradáveis e vinagre (na hora de enxaguar a roupa). Evite amaciantes e produtos que tornam as cores mais vivas;
- a roupa de cama deveria ser de algodão e os colchões de espuma, crina ou palha. A cama mais apropriada é de madeira com estrado de madeira, sem peças metálicas;
- prefira móveis de madeira encerada, sem vernizes e tintas tóxicas;
- evite carpetes;
- prefira paredes caiadas à pintura com látex;
- limpe a geladeira uma vez por mês com água e vinagre. Retire plantas de vasos que apresentem bolor;
- seu filho deveria tomar banho de chuveiro ou banheira com sabonete neutro, sem adição de produtos perfumados, com temperatura entre 30º e 32º C;
- comece a introduzir alimentação natural e integral.
_____
Fonte: A. Vogel’s Gesundheits Nachrichten, outubro 1993
Comentários