Artigos - Educação Consciente
A pedagogia de projetos no processo ensino-aprendizagem da educação infantil
19/06/2008
Modernamente,
a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para
conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a
qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos
encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de
possibilidades para atingir tal intento.
A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por
objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente
definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores. O projeto deve ser
considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a
dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o
monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as
tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou
respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de Projetos, a atividade do sujeito aprendiz é determinante na
construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou
isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo
Freire “o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do
professor consigo mesmo”. O papel do educador, em suas intervenções, é o de
estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É
fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos
pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das
tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo
a pensar certo.
O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o
tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de
que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim
o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes
etapas.
É fundamental perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e
decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridas em
função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma
participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao
desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que
algumas etapas devem seguidas:
• A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e
estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para
posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a
curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
• Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o
desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do
material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o
fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com
os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos
prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e
curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o
tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como
descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil,
contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
• Execução ou desenvolvimento; é nesta etapa que ocorre a realização das
atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos, pois eles são
sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar,
periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o
desenvolvimento do tema.
• E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que
foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de
verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar
o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e
tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito
cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.
É possível a realização de dois ou três projetos concomitantes com bastante
proveito, uma vez que pode abranger diversas áreas de conhecimento, o que
oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o
espírito de iniciativa e de solidariedade.
Autora: Fernanda de Souza Reis Deprá
email: nanda.reisdepra@gmail.com
Professora de Educação Infantil do Município de Vargem Alta- ES
Graduada em Letras e Pós-Graduada em Educação Infantil.
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