A sociedade em que vivemos está condicionada por inúmeros maus hábitos, que começam na alimentação inadequada e vão até a falta de tempo e oportunidade para exercitar e relaxar o corpo. Os estÃmulos externos aos 5 sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) são usados de forma exagerada e invasiva, através de muita propaganda do capitalismo selvagem que busca o lucro a qualquer preço.
Valorizamos e achamos que não temos como viver sem:
· O PRAZER de COMER – O prazer SELVAGEM para aplacar a fome
· Resistir à EXCITAÇÃO DOS SENTIDOS
·COMER BEM ou COMER EM ABUNDÂNCIA
O estado de constante desinformação e baixa consciência, nos leva à condição de meros fantoches, motivo pelo qual, não conseguimos sair destes condicionamentos, repetindo situações que nos deixam fÃsica, emocional e psiquicamente desconfortáveis e insatisfeitos. Mas, acessando conhecimentos milenares de culturas orientais, que em geral explicam e esclarecem sobre a nossa existência de forma simples e sábia, portanto mágica, podemos reconhecer que existem 3 qualidades da matéria, ou 3 formas das pessoas lidarem com a sua vida (modus vivendi) que são:
1) IMPULSO CRIATIVO – PAIXÃO - ATITUDE RAJA
O comando deste tipo de atitude vem do ego. Ele é feito de forma a te convencer que, sem o néctar do prazer imediato não é possÃvel viver. Não há resistências. A sedução é instantânea e imediata. É o chamado impulso compulsivo. O prazer é imediatista. Primeiro o prazer, depois avaliação das conseqüências. O resultado deste tipo de atitude leva o praticante, invariavelmente, num curto prazo, a sentimentos de culpa, insatisfação, decepção consigo mesmo e "déjà vus" de mesmice. Pessoas que praticam freqüentemente este tipo de atitude acabam por ser repetitivas, e impregnadas de uma energia pessoal de estagnação. Para as pessoas que se repetem nas atitudes passionais fica a sensação de que a vida não anda, não muda. E esta sensação é real. Mas para que haja mudança de resultados, faz-se necessária a mudança da atitude.
Ação | Resultado |
Viver o prazer - Ceder aos estÃmulos externos - Saborear o néctar | Decepção - Ansiedade - Depressão - Tristeza - Insatisfação - Obesidade - Doenças |
2) IMPULSO DESTRUTIVO – IGNORÂNCIA - ATITUDE TAMA
O comando deste tipo de atitude também vem do ego. A mensagem que o ego passa é a de que: "Não serei capaz de tomar o comando de minha própria vida", ou "Não quero assumir responsabilidades" ou "Não sou corajoso o suficiente, o preço da coragem é muito alto". Assim não questiono, não me informo, não quero saber, fico sempre numa posição de passividade e indolência. O ego afirma que somente como vÃtima receberei amor e atenção. Nesta atitude o resultado gera um ser com muita mágoa e raiva por todos os fracassos e insucessos de seus projetos de vida, que geralmente acabam por se cristalizar no corpo fÃsico, na forma de acúmulos (entre eles a obesidade) ou doenças que ao longo do tempo tendem à gravidade. A energia pessoal dos praticantes ativos deste tipo de atitude é também destrutiva e decadente. Pessoas que fumam ou se drogam estão praticando atitudes destrutivas. Pessoas que insistem em comer frituras, muito açúcar e gordura animal também. O mundo inteiro está passando a mensagem de que isso faz muito mal à saúde, mas não quero saber, não quero questionar, não quero mudar.
Ação | Resultado |
Não questiona - não se informa - passividade - indolência | Fracassos rápidos e sucessivos - Culpar os outros - Raiva - Mágoa - Doenças |
3) IMPULSO DIVINO - COMPAIXÃO E SABEDORIA - ATITUDE SATWA
O comando deste tipo de atitude vem da alma. Ele soa bem mais baixo que os comandos do ego e, em geral temos muita dificuldade em praticar. Atitudes de sabedoria necessitam de garra e coragem, determinação, força de vontade, disciplina e concentração. Os frutos desta atitude estão associados com a superação, a vitória, a evolução, a lucidez e a inteligência. A sensação interna é de muito auto-amor gerando paz, serenidade e uma transbordante compaixão. A energia das pessoas que praticam atos de compaixão esabedoria é de evolução e crescimento. O corpo alimentado com sabedoria entra num estado de harmonia que propicia e dá suporte a estados freqüentes de expansões de consciência.
Ação | Resultado |
Coragem - Determinação - Disciplina - Força de vontade - Busca diária pela auto estima e auto conhecimento | Prazer - Saúde - Serenidade - EquilÃbrio - Lucidez - Discernimento - Expansão da consciência - Evolução espiritual |
Todos os direitos reservados - Site Desenvolvido por Varginha Online