Artigos - Educação Consciente
Willes da Silva
Psicoterapeuta, Conferencista Motivacional, Jornalista, Escritor - Autor do livro "Cidadania, O Direito de Ser Feliz.
A melhor escola
26/11/2007
“Qual a melhor escola para educar meu filho?”. Sempre que me fazem esta pergunta, embora eu saiba que os pais na maioria das vezes estão se referindo a estabelecimentos escolares minha resposta é sempre a mesma: “A família”. A princípio a resposta pode soar estranha, mas é assim que vejo. O papel da escola é prover a instrução dos seus alunos, vindo até a contribuir com a formação deles, mas, cabe aos pais tarefa de bem educá-los. A antiga frase que dizia que a educação vem do berço carrega até hoje seu quê de sabedoria e verdade, pois, não há como ignorar que no âmago da família é que aos poucos vai sendo formado o caráter da criança; é na relação íntima com os pais que vão se firmando valores. Por outro lado, a pergunta pode também significar uma transferência de papel, como se à escola coubesse educar e não aos pais. Em função disso creio ser importante, tanto para pais atentos à boa educação de seus filhos como para educadores vocacionados, uma reflexão apurada sobre o assunto, pois, cada vez mais tem sido colocado em dúvida se quem deve educar são os pais ou a escola.
Já faz tempo, é verdade, que amparados nas mais esdrúxulas desculpas os pais vêm transferindo a responsabilidade pela educação dos filhos para o estabelecimento escolar. Como se lá existisse uma prática pedagógica mágica que pudesse supri-los de valores e satisfazer-lhes principalmente, as necessidades psíquicas e emocionais o que, a princípio, é tarefa intransferível dos pais. Sei que há muitos pais despreparados para a tarefa de bem educar, mas, isso por si só não justifica fugir à responsabilidade, pelo contrário, isso deveria servir de motivo para dedicarem-se com mais afinco à tarefa que naturalmente lhes cabe.
Sobre a melhor escola propriamente dita, creio que cabe aos pais se inteirarem da prática pedagógica do estabelecimento, principalmente nos quesitos humanização, valores e respeito à individualidade da criança, já que muitas escolas tentam padronizar certos estereótipos educacionais usando de metodologia que ao invés de estimular o pensar, a criatividade o desenvolvimento do raciocínio lógico, levam o educando a abdicar de suas potencialidades em prol da submissão a padrões pobres em desenvolvimento humano. É isso, a melhor escola deve focar o aluno em seu todo e, sobretudo, ensiná-lo a pensar ou, pelo menos, oferecer-lhe condições para que isso ocorra. Ainda, a qualidade de ensino deve ser medida essencialmente pela especialização e compromisso dos educadores aliado ao conteúdo pedagógico e à sua prática efetiva, do que por atrativos adjetivos e propagandísticos, próprios de estabelecimentos que privilegiam índices quantitativos em detrimento da qualidade do ensino.
Boa Reflexão para você.
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