Em terapia recebi um jovem rapaz que se declarava ansioso e estressado. Ele fora encaminhado pelo proprietário da empresa onde ele trabalhava que já havia sido meu cliente com sucesso. Narrou que vivia ansioso por força de ter que desempenhar várias atividades no trabalho e temer não ser capaz. O Diretor da empresa era seu tio e isso pesava mais ainda. Antes que terminasse sua explanação, percebendo a sua ansiedade, pedi-lhe que relaxasse; que respirasse e relaxasse, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, umas dez vezes. Ele se acalmou e relaxou.
Esse exercício eu denomino como “voltar para o centro”. Quando você está ansioso ou estressado, a sua mente vagueia pela periferia dos pensamentos, sentimentos e emoções. O exercício de respirar e relaxar, gradativamente o leva de volta ao seu centro e restabelece o seu autocontrole. Isso é bem simples de fazer, só é preciso treinar de forma disciplinada até que vire um hábito saudável para viver com equilíbrio. A cada inspiração e expiração você deve ir se desprendendo dos seus pensamentos até sentir que a sua mente está vazia, que o domínio agora é seu; você comanda a sua mente, você é o mestre do seu domínio.
Depois ouvi o restante do relato do rapaz sobre o seu trabalho e alguns aspectos familiares e particulares; ele era casado e tinha uma empresa de prestação de serviço com a sua esposa. Na verdade, ele trabalhava em casa e fora dela.
Assim, após ouvi-lo, a minha primeira orientação, entre outras, foi que ele deveria otimizar o uso do seu tempo, organizando os seus afazeres em ordem de prioridade, já que não dava para fazer tudo ao mesmo tempo, no mesmo dia e na mesma hora. Isso exigiria dele algumas mudanças e a criação de uma nova rotina de trabalho. A segunda orientação foi de que ele deveria treinar a sua respiração e o consequente relaxamento, o que lhe daria maior estabilidade emocional e serenidade. Isso significava que ele deveria repetir diariamente o exercício respiratório, para ir estabelecendo um ponto de equilíbrio duradouro.
Como eu já conhecia as instalações do seu ambiente de trabalho, recomendei que quando se sentisse ansioso durante o expediente, que parasse tudo e fosse para uma área que ficava numa espécie de quintal onde havia um pequeno jardim e algumas pequenas árvores; e lá respirasse e relaxasse por um breve tempo até que se sentisse equilibrado. Depois, é claro, voltasse ao trabalho.
Quando voltou na outra semana ele estava muito mais tranquilo, contando que tinha conseguido organizar e realizar as suas tarefas sem stress. Assim ele prosseguiu por mais algum tempo, criando novas rotinas não só no trabalho, mas, também, na vida familiar onde resolveu alguns problemas de convivência. Meses depois concluiu a processo terapêutico com sucesso.
Às vezes quando falamos de exercício respiratório para acalmar mente e retomar o equilíbrio, ele pode parecer simples, ou algo mágico. Porém, essa prática exige determinação, disciplina e entrega para obter os seus benefícios. Sempre que você o faz, ocorre uma troca sutil de energia vital que envolve não só o seu corpo físico, mas, também, outros corpos sutis que fazem parte do seu ser, como, “os corpos” psíquico-mental, emocional, anímico e até espiritual. Existem muitos estudos sobre a respiração que se você se interessar e procurar verá que endossam esta reflexão. Sobre este assunto, muito mais poderia ser dito, mas, no momento, creio que vale a pena essa pequena reflexão e aprendizado. Bom proveito!
Paz e luz para você. Respire e Relaxe...
Visite meu canal noYoutube: https://www.youtube.com/watch?v=lMqcwAi2lM0&t=13s
Todos os direitos reservados - Site Desenvolvido por Varginha Online