Pois é, uma coisa é certa nesse mundo de incertezas, existem muito mais perguntas que respostas no que se refere à vida em todas as suas dimensões visíveis e imagináveis. Hoje vou tratar apenas de uma dessas perguntas que se desdobram em duas; a primeira: é o que é filosofia? A segunda: para que serve a filosofia? Se você já souber ambas as respostas que bom, parabéns!
A resposta à primeira questão embute duas observações, o que significa e o que é a filosofia propriamente dita. A palavra filosofia é resultado da junção das palavras gregas Philos e Sofhia que em seu conjunto significam “amor ao conhecimento”; algo que nos tempos que vivemos talvez seja considerado meio brega. Uma curiosidade sobre isso é que o ato de filosofar já existia antes de ser nominada pelo filósofo grego Pitágoras. Vejam bem que esse é o significado do termo filosofia oriundo da Grécia séculos antes de Cristo. Porém, isso não a define.
Sendo assim, baseado no meu parco saber, sinteticamente, vamos dizer que a filosofia é a arte de pensar, tá ligado? Não um pensar vazio, sem noção, porque isso qualquer um ser vivente é capaz de fazê-lo. Quando, nos anos 1970, decidi estudar filosofia na UFMG algumas pessoas me diziam que o filósofo era um sonhador, que eu iria ficar abilolado, ou seja, amalucado de tanto pensar, que a filosofia era inútil; que, em resumo, era uma forma de fuga da realidade e outras coisas do gênero. Argumentos que, com o passar do tempo, se provaram ser uma enorme burrice. Tudo bem, nunca culpei ninguém por isso.
Voltando à minha definição, a filosofia é a arte de pensar nos porquês da vida e do universo em todas as suas profundas variantes. De modo geral a filosofia está associada ao conhecimento; à sabedoria de modo mais intenso. Ao saber intelectual, cultural e científico também. É a busca incessante, investigativa, das mais variadas indagações que se nos apresentam até os dias atuais. Principalmente as ciências denominadas como humanas são oriundas da filosofia, sem ela o ser humano não teria evoluído. Eis aí, então, a sua utilidade. Todo o conhecimento hoje existente nas mais diversas áreas do saber humano advém da filosofia.
Toda a filosofia ocidental, a psicologia, a sociologia, etc., têm a sua origem efetiva no pensamento clássico grego, que por sua vez sorveu também do conhecimento egípcio. O que significa dizer que a filosofia em seu estado puro sempre existiu, porque a humanidade, ou pelo menos parte dela, sempre procurou por respostas às suas questões existenciais, tipo como nasce a vida, a relação do homem com o universo, a existência das divindades, etc.
Enfim, eis algumas contribuições, além da matemática, do primeiro filósofo, assim denominado, e que também é considerado o “pai da matemática” Thales de Mileto:
· A coisa mais difícil do mundo é conhecer a nós mesmos e a mais fácil, falar mal dos outros.
· A água é o princípio de todas as coisas.
· O ser mais antigo é Deus, porque não foi gerado.
· Todas as coisas estão cheias de deuses.
· A coisa mais bela é o mundo, porque é obra divina.
Willes S. Geaquinto
Todos os direitos reservados - Site Desenvolvido por Varginha Online