Artigos - Dr. Gaiarsa
Dr. José Ângelo Gaiarsa
O Corpo
20/08/2012
O corpo - esse desconhecido

Enquanto nossa inteligência de Civilizados tem 10.000 anos de existência, nosso corpo é o de um…animal que ja está por aqui ha 2 milhões de anos…Não seria bom conhecê-lo mais de perto? Quem sabe ele tem o que nos ensinar...

Como dar vida ao corpo

Não morremos de velhice nem de doenças. Morremos pela monotonia de vida que mal usa 5% de nossa versatilidade de movimentos; e vivemos falando – o que nos sufoca. Faremos o corpo se mexer de mil maneiras e respirar o tempo todo. Os participantes poderão sentir o que palavras jamais dirão. (esse trecho faz parte do preâmbulo de uma palestra que ele ministrou).

PELE COM PELE!

CONTATO MESMO? SÓ PELE COM PELE!

Como eu já disse, com palavras apenas o contato é mínimo. Com o olhar, ele aumenta bastante. Mas o contato real se faz pele com pele (penso cá comigo: com-tato só pode ser feito pelo tato) ... então me dê um abraço de despedida e sinta seu coração bater junto ao meu... só isso, e silêncio.

Palavras, Palavras, Palavras...

O pecado maior de todas as psicologias, embora eu não possa dizer que conheço todas, é que ignoram a relação do olhar, que as pessoas têm um corpo e que esse animal tem 2 milhões de anos. Por isso, a humanidade está se perdendo, por causa das palavras.

Dr. José Ângelo Gaiarsa é formado em Medicina pela Faculdade de medicina da Universidade de S. Paulo; 1951 - Especialista em Psiquiatria pela Associação Paulista de Medicina; 1946-2006 - Sessenta anos atuando em clínica psicoterápica na cidade de São Paulo. Autor de 30 livros sobre temas da especialidade, dois terços dos mesmos, sobre relacionamentos pessoais, família, educação, sexualidade. Um terço sobre psico-fisiologia da visão, da motricidade e da respiração. Último título (2.007) “Meio Século de Psicoterapia – verbal e corporal”. Iniciador, no Brasil, das Técnicas Corporais em Psicoterapia. Orientador de numerosos grupos de estudo sobre suas idéias baseadas em W. Reich, C.G.Jung, psico-fisiologia e comunicação não-verbal. Mais de mil conferências pelo Brasil – sempre sobre questões populares ligadas à especialidade. Participação em numerosos Congressos Nacionais e Internacionais sobre a especialidade e sobre educação. Ampla participação na mídia – entrevistas na TV, jornais e revistas - divulgando e esclarecendo o público sobre temas da especialidade. Em especial, 10 anos com programa nacional, diário, na TV Bandeirantes: programa Dia a Dia (quadro “Quebra –cabeças”) cuidando, em particular, de problemas familiares.

Já falecido...

Comentários
COLUNAS
INFORMATIVO
Receba as nossas novidades no seu e-mail.
Nome:
E-mail:















Todos os direitos reservados - Site Desenvolvido por Varginha Online