Nesta época, o metabolismo fica mais lento e há uma tendência para o ENGORDAR. Então, atividade física será benéfica para manter o metabolismo ativo, ajudando a pele a transpirar, facilitando suas trocas e que os rins se mantenham tônicos. Além disso, os alimentos de outono-inverno são mais calóricos, pelo teor de amidos das raízes e gorduras das sementes. Então: abusar da QUALIDADE e esquecer da quantidade, certo?
Confira o que nos orienta a Medicina Tradidional Chinesa:
OUTONO - Sistemas fragilizados: Pulmões e pele.
No outono, começam os problemas respiratórios e de pele. As árvores trocam suas folhas; nós, as peles: internas e externas. Portanto, é o momento mais apropriado para cuidar muito bem destes sistemas de excreção.
Pulmões: atividade física suave como caminhada, meditação ativa, dança, terapia do riso etc. Mulheres: soprar bexigas é excelente para manter pulmões e útero (hara) bem tonificados e saudáveis.
Peles: Cada célula tem a sua membrana que a protege, que a envolve: sua pele. Cada órgão tem suas peles, que os protege de impactos, deformações, invasores. E, assim, devemos pensar também em todos os vasos, veias, artérias, capilares, todos caminhos dos nossos humores, cuja forma e calibres são determinados por peles. Eu chamo de caminhos internos das nossas águas...
Depois, temos o nosso maior órgão excretor que é a PELE. A pele externa, que espelha um pouco (ou muito) do nosso interno.
Simplificando: Peles cumprem muitas funções mas precisam ser porosas, flexíveis, vivas, jovens. Quando morrem precisam ser repostas por outras frescas, tônicas, saudáveis, longevas.
INVERNO - Sistemas fragilizados: rins, bexiga, ossos e dentes.
No inverno, os rins estão mais yin, ou seja, menos ativos. É tempo de parada e renovação. É o momento do ano em que estão mais vulneráveis. O certo, neste momento, é consumir os alimentos típicos do inverno, mais ricos em minerais (energia da terra ou telúrica), quando abundam as raízes, as sementes que precisam ser integrais e previamente germinadas, algumas frutas cítricas, as crucíferas e as folhas de cor verde bem escuro.
No inverno, não precisamos tomar tanta água, porque assim estaríamos estressando os rins e bexiga, certo? Então, a sabedoria reina em consumir águas especiais, concentradas de informação vital. Bons exemplos:
- Água estruturada, contida naturalmente nos alimentos crus, frescos, da estação. Portanto, não esqueça das frutas, sementes germinadas e daquelas raízes que podemos comer cruas nos sucos e saladas.
- Água solarizada, que é quando colocamos a água filtrada em garrafas de vidro e deixamos solarizando pela manhã por 3 horas mínimo.
E, assim, chegamos na proposta deste artigo: oferecer a você receitas para tratar de suas peles, internas e externas. Então, vamos às receitas caseiras? De partida, precisamos saber que a linhaça, semente lunar, qualidade energética feminina, é excelente para cuidar de todas as peles... E que o coco verde, água, polpa e óleo também tem seus méritos.
USO INTERNO - Vitamina da Lua - consumir 1 a 2 vezes/dia.
Assista agora o vídeo com o preparo do leite de linhaça e da vitamina da lua, aqui, de goiaba vermelha. Não esquecer que na receita da vitamina vai também o suco fresco de 1 limão (esqueci de falar no vídeo)...
Vídeo Leite e Vitamina da Lua
USO EXTERNO
Esfoliante Natural
Antes de tratar uma pele é preciso tirar as peles mortas. Então, esfoliar é preciso!
Ingredientes para esfoliar corpo inteiro: 1 colher (sopa) de semente de linhaça (marrom ou dourada, tanto faz), 1 xícara (chá) de água filtrada ou chá de camomila, cerca de 1 colher (sopa) de fubá fino. Opcional: 2-3 gotas de óleo essencial de lavandim ou lavanda.
Preparo e Uso: coloque a linhaça para hidratar na água. À noite, se a esfoliação for realizada durante o dia. Ou pela manhã, se a esfoliação for realizada à noite. Ou seja, a linhaça precisa de mínimo 8 horas de hidratação para gerar o creme adstringente e nutritivo, base deste esfoliante.
Colocar a linhaça hidratada + água da hidratação no liquidificador e bater até obter um leite viscosinho. Passar para uma tigela de vidro, porcelana ou cerâmica. Não precisa coar. Acrescentar o fubá até obter uma pasta cremosa.
Está pronto o seu esfoliante. Adicionar o óleo essencial se desejar, mas recomendo, porque ele ajuda a acalmar a pele (e a dona da pele), mesmo durante a esfoliação.
Banho tomado, vamos à esfoliação. Aplicar sempre com movimentos circulares, vigorosos porém suaves, entende? Porque é um cuidado, um carinho, um presentear-se. Então, não vale força, tensão e agitação. Nem estar desconectada do seu corpo. Captou?
Comece pelos pés, mãos, cotovelos, joelhos. Depois pernas, braços, ombros, glúteos, abdomen e colo.
Finalize aplicando nas mamas e no rosto, que são as peles mais delicadas do corpo da mulher.
Deite sobre uma toalha e relaxe por alguns minutos.
Um banho morno (nada quente) e rápido, só para tirar o fubá e as casquinhas da linhaça, porque a linhaça em si é tratamento hidratante de primeiro quilate...
Hidratante, Tônico e Anti-Rugas
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de óleo de babaçu, 1 colher (sopa) de óleo de linhaça, 3 gotas de óleo essencial de gerânio, 1 gota (apenas 1 e nada mais) de óleo essencial de cravo. Opcional: 6 gotas de óleo de argan + 6 gotas de óleo de copaíba (FPS 8).
Preparo e Uso: misture tudo e coloque em frasco de vidro com tampa e de cor âmbar. Passe pelo corpo todo, inclusive rosto, massageando, acarinhando-se. Não esqueça de massagear pés, mãos e unhas. Aliás, copaíba é fungicida e excelente para fortalecer as unhas.
Pronto: pele tratada, macia, renovada e com menos estímulo para enrugar.
Adquira A importância da Linhaça na Saúde
Para comprar OVs e OEs: www.aromarte.com.br e www.viverzen.com.br
Confira: Oficina Cuidados com as PELES
Todos os direitos reservados - Site Desenvolvido por Varginha Online