Escrevi em certa ocasião que aquele que não aprende a cuidar da saúde está fadado a viver cuidando da doença, e isso fica cada vez mais verossÃmil quando observamos o modo como vivem as pessoas atualmente. É incrÃvel a tendência que elas têm em cometer desatinos que inevitavelmente as levam a ficar doentes. E o que é pior: parecem sentir um prazer mórbido em declararem-se doentes, posto que se esmeram em teatralizar a descrição dos seus sintomas.
Esse tipo de comportamento, mormente representa a tipologia do vitimismo, um modo doentio e viciado de buscar atenção a qualquer preço. Além disso, há aqueles que lastimam suas enfermidades não pelo desejo da melhora, mas, por se sentirem culpados de continuar praticando atos contra sua própria vida e permanecerem nas vias dos desatinos e dos vÃcios. Muitos hipocondrÃacos, por exemplo, desenvolvem comportamentos assemelhados, acrescido de outras nuanças próprias dessa ocorrência patológica.
Bem, esteja você ou não na situação que descrevi, o que desejo destacar nessa breve reflexão é a existência de um princÃpio fundamental para auxiliar na libertação de enfermidades ou desconfortos emocionais, o qual pela sua magna importância deveria ser evidenciado em todo procedimento terapêutico que visa restabelecer a saúde humana. E ele se resume basicamente em estimular a consciência e a compreensão do profundo valor da vida e da saúde e todos os benefÃcios que isso representa, além de elevar, valorizar e dar clareza ao significado da boa saúde em termos do aperfeiçoamento das capacidades humanas para obter a autosatisfação que a vida consciente pode proporcionar.
Nenhum processo de cura ou remédio, do mais simples ao mais sofisticado, libertará alguém de qualquer desconforto fÃsico ou da desarmonia existencial, se não houver a consciência de que além do equilÃbrio orgânico, é necessário equilibrar-se emocional e espiritualmente. Portanto, eleja sua saúde como o bem número um que você deve preservar e investir, adotando rotinas saudáveis e posturas condizentes com o seu propósito de ser e viver saudável.
Boa Reflexão e viva consciente.
"Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender."
--Alvin Toffler
Todos os direitos reservados - Site Desenvolvido por Varginha Online